segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

" Noticias Diversas"

               *A LEI E A JUSTIÇA: Ando cansada da loucura humana.Ando exausta de tanto cinísmo,maldade,persseguição aos homens de bem e impunidade aos pérfidos.Cansei do drama da Juventude que lúcida ou drogada,começa a roubar e matar às vezes com requintes de crueldade,aos 12 anos-pouco mais,pouco menos: se apanhados nem todos poderão ser reintegrados na Sociedade.Volta rão, para novos crimes.Recentimente aqui perto, um menino de 14 anos confessou na maior frieza o assassinato de dezessete pessoas.Quinze deles já foram confirmados."Matei,sim."Talvez tenha acrescentado num dar de ombros:"E daí?"Acredito firmemente que se deve reduzir a idade na qual alguém pode ser legalmente responsável por seus atos."


                *COMO MELHORAR A EDUCAÇÃO BRASILEIRA:Parte Final a qualidade da liderança é um atributo descisivo do sucesso de qualquer organização,seja ela um time de futebol,uma empresa ou um país.Em educação,não é diferente:a administração escolar--tanto no nível das Secretarias quanto na direção de uma Escola--é o terceiro item fundamental na melhoria do nosso ensino, e conclui essta trilogia de artigos sobre o tema.Divido este artigo em duas partes.Na primeira,faço um levantamento do que a literatura empírica aponta como sendo os fatores importantes de uma administração escolar virtuosa.Na segunda,explico por que muitos desses fatores não têm aplicabilidade no quadro atual da educação brasileira.


                *ANTES DE COMEÇAR:um alerta: a literatura empírica,econométrica,ainda está longe de conseguir identificar a totalidade dos fatores que compôem o professor perfeito ou o diretor perfeito.Apesar dessa ignorância,há muito que já se sabe, e é disso que vamos falar.

                 *O QUE DEVE  FAZER: um bom administrador escolar?Um fator importante é ter a casa em ordem.Isso começa pela infraestrutura:paredes,telhados,eletricidade.Uma escola limpa tambem tende a ter alunos que aprendem mais.É importante que todas as salas tenham quadro-negro,cadeira, e carteiras para os alunos.Não faltar material de ensino tambem é positivo.Duas instalações que toda escola deveria ter:laboratórios de ciências e bibliotecas.É bom ter não apenas uma biblioteca na escola,mas uma versão menor dentro de cada sala de aula.Em termos de tecnologia,um implemento que faz diferença é a copiadora.E é só.A literatura sugere que a presença de computadores não está associada à aprendizagem,tampouco instalações mais suntuosas,como ginásios esportivos,teatros etc( O que não quer dizer que essas áreas não façam bem ao espirito,mas estamos nos atendo aqui àquilo que é relevante para o aprendizado do aluno).


                  *AEROPORTOS: O que dirão os radicais estatizantes,apologistas do atraso,de uma das primeiras decisões da presidente Dilma Rousseff de privatizar os novos terminais de Cumbica e Viracopos(Panorama, 12 de Janeiro)?Será que vão falar em "entreguismo",como fizeram com FHC?


                  *A VOLTA DO QUE NÃO FOI:Pouco depois de deixar a Presidência da República,Luiz Inácio Lula da Silva trocou um longo telefonema com "José Dirceu",o Ministro da Casa Civil que ele se viu obrigado a demitir em 2005,na esteira do escândalo do "Mensalão".Discutiram o futuro,falaram do novo governo e combinaram uma reaproximação.De acordo com seus interlocutores,a reaproximação,no  caso,é apenas física,porque eles jamais estiveram distanes um do outro.

*fonte de Pesquisa da Revista Veja ultima dessa semana.
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com critério e identificação!